NEM BOM, NEM MAU: REFLEXÕES SOBRE “ARRANJOS DE CUIDADO” MATERNO EM DOIS CONTEXTOS DE PESQUISA
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2021.64350Palavras-chave:
Maternidade, Cuidado, Etnografia, SaúdeResumo
O artigo procura analisar práticas de cuidado materno, nas quais as normas e moralidades que perpassam sobretudo as condutas relacionadas à saúde do bebê ligadas à alimentação e amamentação são ressignificadas e negociadas em “arranjos de cuidado” específicos, marcados por possibilidades, desejos e improvisos. As experiências que serão aqui exploradas são provenientes de dois campos de pesquisa: o primeiro realizado em uma unidade de atenção primária à saúde na cidade do Rio de Janeiro e o segundo, realizado em uma plataforma on-line sobre saúde da gestante e do bebê. A partir destes contextos, aposta-se na necessidade de afastar a ideia de um princípio universal ou geral que defina um bom ou mau cuidado, reforçando a importância de atentar-se para os diferentes marcadores e desigualdades que atravessam esta experiência, apontando para a urgência de um debate público preocupado com a democratização do cuidado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[Syn]Thesis: Cadernos do Centro de Ciências Sociais está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista [Syn]Thesis pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à [Syn]Thesis , com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.