ENTRE A MANUTENÇÃO E A RESISTÊNCIA: PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO DO ESPORTE NO ORIENTE MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2021.63717Palavras-chave:
Esporte, Oriente Médio, Identidade NacionalResumo
O presente ensaio busca analisar a inserção do esporte moderno no contexto do Oriente Médio entre os seus processos de colonização e busca por independência. O artigo aborda questões a respeito da partilha do Império Otomano entre potências europeias no século XX, estabelecendo um paralelo com o surgimento da Primavera Árabe no século XXI. Encontrou-se um palco de negociações entre governo e população diante da construção e gestão de identidades nacionais. Neste cenário, o ensaio conclui que a implantação do esporte moderno apareceu como um elemento importante em meio a uma trajetória de disputas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[Syn]Thesis: Cadernos do Centro de Ciências Sociais está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista [Syn]Thesis pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à [Syn]Thesis , com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.