ASSOCIAÇÕES CIVIS, SOCIEDADES EMPRESÁRIAS E PARTICIPAÇÕES DE TORCEDORES: PROPOSTA DE TIPOLOGIA DE CLUBES DE FUTEBOL NO SÉCULO XXI1
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2021.63707Keywords:
Clubes de futebol, Torcedores, Movimentos de torcedores, Associações civis, Clube-empresaAbstract
Este artigo dedica-se à elaboração de uma proposta de classificação dos tipos de clubes de futebol no século XXI, considerando o contínuo processo de “empresarização” dos clubes, através da conversão de “associações civis” em “sociedades empresárias”. Desenvolvidos de formas distintas nos diferentes países, identificam-se ao menos 10 tipos de clubes de futebol, de acordo com o levantamento do formato jurídico, da estrutura societária e do modelo político de cada agremiação. A proposta do artigo parte do interesse em compreender como esses clubes se estruturam para, diante disso, observar como essa questão estrutural influencia – ou mesmo determina – os tipos de organizações elaboradas pelos movimentos de torcedores, mais precisamente aquelas criadas com o objetivo de garantir maior participação política dos adeptos/aficionados/supporters/hinchas nas suas respectivas agremiações.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
[Syn]Thesis: Cadernos do Centro de Ciências Sociais está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista [Syn]Thesis pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à [Syn]Thesis , com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.