AFIRMAÇÃO DE IDENTIDADE E AÇÃO AFIRMATIVA ENTRE PARENTES

Autores/as

  • Luís Cláudio de Oliveira Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2014.19664

Palabras clave:

Identidade, Família Afro-Brasileira, Ação Afirmativa, Memória

Resumen

O presente texto reflete sobre a construção de identidade étnica e cultural ao longo da preparação e realização de encontros anuais organizados pelos membros da Família Bernardo-Glória-Faustino, na cidade de Rio Claro, distante cerca 160 km da capital do Rio de Janeiro, que tem como fio condutor o arco de memórias transmitido no interior do grupo desde a sua primeira geração, surgida de uma confluência de ex-escravos migrantes de São Paulo para o Rio de Janeiro em fins do século XIX. O principal argumento da análise é de que ao mobilizar parentes de várias regiões diferentes para encontros com a finalidade de celebrar o presente, rememorando o passado, cria-se um ambiente favorável à produção de referências positivas da sua história familiar, ao fortalecimento dos laços de parentesco e à produção de uma rede de solidariedade, ambiente este que projeta o empoderamento do grupo e se traduz em práticas de ações afirmativas, em paralelo às políticas públicas empreendidas pelas instituições oficiais.

Biografía del autor/a

Luís Cláudio de Oliveira, Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas pela UERJ. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO. Professor de Sociologia da rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro.

Cómo citar

Oliveira, L. C. de. (2016). AFIRMAÇÃO DE IDENTIDADE E AÇÃO AFIRMATIVA ENTRE PARENTES. (SYN)THESIS, 7(2), 147–157. https://doi.org/10.12957/synthesis.2014.19664

Número

Sección

Artigos