A AGENDA DO DESENVOLVIMENTO NACIONAL E SEU PAPEL NA REARTICULAÇÃO DA ATUAÇÃO INTERNACIONAL DO BRASIL NA EMERGÊNCIA DA GUERRA FRIA HEMISFÉRICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2022.70873Keywords:
desenvolvimento, política externa, Guerra Fria, Brasil, EUA, relações inter-americanas.Abstract
Resumo: O Brasil início um complexo processo de modernização econômica, social e cultural em meados do século XX. Tais experiências se fundavam na reorganização da atuação do Estado, tanto no ambiente doméstico, como no cenário internacional. Embora a Guerra Fria hemisférica tenha impedido uma maior redefinição da inserção do país no mundo, projetos importantes nesse sentido foram encaminhados ao longo da década de 1950. O presente artigo revisa tais dinâmicas, sob uma perspectiva histórica e de um ponto de vista crítico, provendo assim uma melhor apreciação dos esforços, distantes e recentes, de se valer da politíca externa como instrumento na promoção do desenvolvimento.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
[Syn]Thesis: Cadernos do Centro de Ciências Sociais está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista [Syn]Thesis pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à [Syn]Thesis , com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.