ANÁLISE SOBRE A MOBILIDADE OCUPACIONAL DAS FILHAS DE TRABALHADORAS DOMÉSTICAS NAS GRANDES REGIÕES DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2022.69288Keywords:
mobilidade intergeracional, filhas de trabalhadoras domésticas, Grandes Regiões, Brasil.Abstract
Historicamente, o Brasil convive com diversas desigualdades, mas entre 2003 e 2014, mudanças econômicas e sociais geraram oportunidades de capacitação, acesso ao mercado de trabalho e renda para grupos mais despossuídos, como as filhas de trabalhadoras domésticas. A mobilidade intergeracional de ocupação dessas mulheres, como consequência de recursos familiares ou vantagens da meritocracia, provavelmente é mais escassa, devido ao próprio contexto socioeconômico familiar. O objetivo deste estudo é analisar os indicadores de mobilidade intergeracional de ocupação das filhas de trabalhadoras domésticas em relação às suas mães, para as Grandes Regiões do Brasil, em 2014. Foram utilizados os dados do Suplemento de Mobilidade Sócio-ocupacional da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), de 2014. Os principais resultados indicam que a grande maioria das filhas de trabalhadoras domésticas experimentou mobilidade ascendente, nas cinco regiões do Brasil. As mudanças sociais e inclusivas desencadeadas no país foram determinantes neste processo, mas as diferenças de desenvolvimento regional ainda influenciam a possibilidade da melhoria de vida das filhas das trabalhadoras domésticas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
[Syn]Thesis: Cadernos do Centro de Ciências Sociais está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista [Syn]Thesis pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à [Syn]Thesis , com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.