ACESSO DE FAMÍLIAS POBRES AOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO: SUGESTÃO DE UM PROGRAMA COM CONTEÚDO SOCIAL/AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2015.25621Keywords:
Saneamento Urbano, Política Social no Brasil, Desigualdades SociaisAbstract
Este artigo está focado na constatação de que as famílias pobres no Brasil têm menos acesso aos serviços de saneamento do que as demais famílias e de que há necessidade da adoção de uma ação social que cuide de aspectos da oferta deste serviço (aumentando os investimentos e as conexões) e da demanda (propiciando condições financeiras que permitam que os pobres satisfaçam esta necessidade). O artigo faz referência à experiência de projetos de saneamento financiados com o uso do instrumento chamado “output-based aid” (OBA), o qual tem se mostrado útil para estimular os investimentos na forma requerida, qual seja, aumentar as conexões. Na seção de sugestões, além do uso de projetos tipo OBA, recomenda-se adotar uma bolsa-saneamento, um complemento de renda concedido às famílias pobres, que permitiria o acesso das mesmas aos serviços de saneamento.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
[Syn]Thesis: Cadernos do Centro de Ciências Sociais está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista [Syn]Thesis pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à [Syn]Thesis , com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.