PESQUISA EM TEMPO DE PANDEMIA: ENSAIO SOBRE INTERDIÇÕES, POSSIBILIDADES E RESULTADOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2020.62437Keywords:
Pandemia, Pesquisa histórica, Hemerotecas digitaisAbstract
O artigo, que tem o sentido de ensaio, caracteriza-se como uma escrita de si, que tem por objetivo discutir questões relativas à pesquisa histórica em tempos de pandemia. Aborda dois aspectos principais, que apontam para diferentes direções. Por um lado, as interdições colocadas pela adoção do distanciamento social, implicando a interdição da pesquisa física em arquivos; por outro, o mergulho nas possibilidades abertas pelo avanço dos meios digitais. Para uma melhor análise destes, o artigo detém-se na montagem de uma síntese dos avanços da tecnologia ao longo do tempo, com vistas a comprovar a tese da aceleração da história. Colocando o computador e a Internet como destaques, o texto evolui para reflexões pertinentes à criação dos arquivos digitais, sendo dado destaque às hemerotecas digitais. No exercício da escrita, são as experiências da própria autora que se tornam objeto, como forma de demonstrar como as possibilidades abertas pela pesquisa remota aos jornais, com o uso de palavras de busca como instrumento de condução de pesquisas que têm no método indiciário um caminho e no uso de técnicas de análise de discurso um facilitador na consecução da escrita da História.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
[Syn]Thesis: Cadernos do Centro de Ciências Sociais está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista [Syn]Thesis pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à [Syn]Thesis , com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.