PERFORMANCE DOS GESTORES DE RECURSOS NO MERCADO FINANCEIRO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2015.25832Keywords:
Fundos de investimento, Avaliação, Performance, Sorte ou habilidadeAbstract
Nos últimos anos, o volume financeiro aplicado em gestoras de recursos aumentou exponencialmente, favorecido pelo maior ingresso de capitais internacionais no mercado financeiro brasileiro. Houve, assim, um aumento substancial de gestores que oferecem serviços variados, com o intuito de proporcionar maiores retornos para os investimentos. Usando uma série de indicadores de retorno e risco para medir talento, há evidências sobre diferenciação entre gestor de fundos talentosos e não talentosos, porém não há evidências sobre correlação entre a aplicação de recursos em fundos e o retorno dos fundos. Apesar de existir diferença grande entre o patrimônio médio dos fundos das duas amostras, encontramos que o número de cotistas nos fundos não talentosos são maiores. Por fim, ao considerar que todos os agentes têm acesso às ferramentas estatísticas necessárias para achar o gestor talentoso, a interpretação para o alto número de cotistas nos fundos não talentosos é a de que os investidores levam em consideração outros fatores não quantitativos, igualmente importantes na escolha por parte de cada indivíduo.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
[Syn]Thesis: Cadernos do Centro de Ciências Sociais está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista [Syn]Thesis pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à [Syn]Thesis , com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.