O CONCEITO DE HEGEMONIA NA LUTA CONTRA O RACISMO NO BRASIL: A FUNÇÃO DOS NEABs

Authors

  • Otair Fernandes Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2014.19669

Keywords:

Intelectualidade Negra, Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Ensino Superior, Racismo, Hegemonia

Abstract

O presente artigo busca traçar algumas considerações sobre a função da intelectualidade negra dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (NEABs) na luta contra o racismo no processo de transformação da educação brasileira no contexto democrático atual, em particular no ensino superior, no período pós-Lei 10.639/2003, sob a luz das categorias políticas do pensador e militante comunista italiano Antonio Gramsci, em particular o conceito de hegemonia. Apesar de preliminar, trata-se de um estudo desenvolvido no âmbito do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Leafro/UFRRJ) e visa demonstrar a importância do uso dos principais conceitos gramscianos para uma compreensão política mais profunda da luta contra o racismo no Brasil.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Otair Fernandes, Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutor em Ciências Sociais pela UERJ e Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/IM/DES). Coordenador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (LEAFRO/UFRRJ). Líder do Grupo de Pesquisa Patrimônio Imaterial e Cultura Afro-Brasileira (GPICAfro).

How to Cite

FERNANDES, Otair. O CONCEITO DE HEGEMONIA NA LUTA CONTRA O RACISMO NO BRASIL: A FUNÇÃO DOS NEABs. (SYN)THESIS, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 191–204, 2016. DOI: 10.12957/synthesis.2014.19669. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/synthesis/article/view/19669. Acesso em: 1 may. 2025.

Most read articles by the same author(s)