AGRICULTURA TRADICIONAL NOS ANDES PERUANOS: RESISTÊNCIA ATRAVÉS DO TRABALHO E DOS ALIMENTOS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2023.75901

Keywords:

campesinos, modo de vida, corpo, Andes peruanos.

Abstract

Nas últimas décadas, produtos industrializados têm sido incorporados nos hábitos alimentares dos andamarquinos que, nem por isso, deixaram de confeccionar e cultivar alimentos localmente. Estes contrastam com os primeiros, por serem naturales e sanos, qualidades que ressoam com o modo de vida predominante desse pacato povoado andino chamado Andamarca (no departamento de Ayacucho, Peru), segundo os próprios moradores, em contraste com os grandes centros urbanos, seus modos de vida e suas dietas. A agricultura andamarquina caracteriza-se por ser manual, de pequena escala, cujo propósito principal é o autoconsumo, privilegiando a presença de milho e alguns tubérculos (batatas, mashuas, ocas, ollucos) na dieta local. O objetivo deste texto é realçar essa atividade agrícola, a partir de uma perspectiva etnográfica, como um modo de vida que resiste às lógicas hegemônicas do capitalismo extrativista.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Indira Caballero, Universidade Federal de Goiás/Pós-doutoranda em Antropologia Social

Mestre e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Goiás.

Published

2023-06-12

How to Cite

CABALLERO, Indira. AGRICULTURA TRADICIONAL NOS ANDES PERUANOS: RESISTÊNCIA ATRAVÉS DO TRABALHO E DOS ALIMENTOS. (SYN)THESIS, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 72–81, 2023. DOI: 10.12957/synthesis.2023.75901. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/synthesis/article/view/75901. Acesso em: 2 may. 2025.

Issue

Section

Dossiê Comida, Diferença e Desigualdade