COMIDAS – VẼJẼN: ALIMENTAÇÃO NA COMUNIDADE KANHGÁG POR FI GA, SÃO LEOPOLDO
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2023.75899Keywords:
antropologia, alimentação, kaingang, kanhgág.Abstract
A categoria vẽjẽn “comida” aparece para a população Kanhgág com diferentes marcadores sociais: para criança, vẽjẽn gῖr; para velho, vẽjẽn kofá ou classificada como boa, vẽjẽn mỹ rá. Através do trabalho de campo na comunidade Por Fi Ga, localizada em São Leopoldo, sistematizaram-se os momentos junto a uma análise etnológica fazendo uma leitura dos hábitos alimentares. O estudo demonstrou uma relação milenar com gêneros alimentícios não obstante uma constante transformação da memória ambiental, social e geracional, que criaram um espaço alimentar incorporador do novo e preservador de referências. Como resultado, o estudo aponta que a ligação dos moradores das emã si, comunidades pequenas, com as Terras Indígenas, T.I, emã mág, mostra-nos uma ponte que explica a predileção pelo feijão, banha, emi, fuvá e kumi. Esses são os principais gêneros preparados pelos moradores da Por Fi Ga, mas que também ocorrem em outras localidades, evidenciados aqui como marcadores culturais da interação com o ambiente, sociedade e economia.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
[Syn]Thesis: Cadernos do Centro de Ciências Sociais está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista [Syn]Thesis pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à [Syn]Thesis , com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.