ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE AS FORMAS DE CONHECER A FOME A PARTIR DA TRAJETÓRIA SOCIAL DO PROGRAMA FOME ZERO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2023.75896

Keywords:

Fome Zero, fome, políticas públicas, desnutrição, segurança alimentar.

Abstract

“Podemos falar que a insegurança alimentar grave é um pleonasmo para fome?” Essa pergunta é ponto de partida para a construção deste artigo, que busca desenvolver uma análise dos processos de estabilização da categoria de fome ao longo de sua consolidação e instituição enquanto objeto de políticas públicas. Ao ter como lugar de atenção alguns espaços, técnicas e eventos de produção de saber sobre a fome, isto é, espaços em que ela é estabilizada e (trans)formada ao longo da trajetória social do Programa Fome Zero, busco trazer à tona os seguintes questionamentos: o que estamos medindo quando dizemos que medimos a fome ou a insegurança alimentar? Questionar o caráter dito “técnico” na produção desses objetos, desvelar os fatos como feitos, é suficiente para a compreensão de fenômenos mais amplos ligados à governamentalidade? Como essa produção é coordenada na prática das políticas públicas? Para responder a tais questionamentos, tento articular certo recorte da produção bibliográfica antropológica sobre fome com um agrupamento de documentos, práticas e eventos associados à criação e instituição dessa política pública guarda-chuva.  

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Author Biography

Lis Furlani Blanco, Universidade Estadual de Campinas/Doutoranda em Antropologia Social

Doutoranda em Antropologia Social na Universidade Estadual de Campinas.

Professor assistente temporária na Universidade Federal de Goiás

Published

2023-06-12

How to Cite

BLANCO, Lis Furlani. ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE AS FORMAS DE CONHECER A FOME A PARTIR DA TRAJETÓRIA SOCIAL DO PROGRAMA FOME ZERO. (SYN)THESIS, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 15–33, 2023. DOI: 10.12957/synthesis.2023.75896. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/synthesis/article/view/75896. Acesso em: 2 may. 2025.

Issue

Section

Dossiê Comida, Diferença e Desigualdade