RELIGIÃO E ESCOLA: OS BUROCRATAS DE LINHA DE FRENTE DIANTE DE SITUAÇÕES DE CONFLITO
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2020.61482Keywords:
Religião, Conflito, Burocratas de linha de frente, DiscricionariedadeAbstract
O artigo dialoga com a literatura sobre implementação de políticas públicas no estudo da atuação dos professores e demais profissionais das unidades escolares diante de situações de conflito. A pesquisa restringiu-se às situações de conflito identificadas pelos entrevistados como de cunho religioso, e utilizou entrevistas realizadas com professores, coordenadores pedagógicos e diretores nas escolas da rede pública do município do Rio de Janeiro. As análises das entrevistas consideraram os conceitos de discricionariedade e de burocracia de linha de frente. De acordo com os relatos, as situações de conflito de cunho religioso apareceram nas festividades do calendário escolar e nas atividades desenvolvidas em cumprimento à lei 10.639/03, que, muitas vezes, despertam resistência dos alunos e familiares quando se valoriza a cultura de matriz africana. Os resultados indicam que a convivência inter-religiosa na escola não é ausente de conflitos e constrangimentos.Downloads
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