AS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS E DIGITAIS: POSSÍVEIS ASSOCIAÇÕES NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2020.61466Palavras-chave:
Desigualdade educacional, Desigualdade digital, Tecnologia Digital da Informação e Comunicação, Regime de Estudos Não PresencialResumo
O objetivo deste artigo é discutir possíveis associações entre as desigualdades educacionais e digitais enquanto fatores que podem aprofundar a falta de equidade nas escolas estaduais de Minas Gerais. A partir do referencial teórico da sociologia da educação e da metodologia quantitativa com microdados do Sistema de Avaliação da Educação Básica e da TIC Domicílios, analisamos a desigualdade educacional e digital. A desigualdade educacional, observada pela média de proficiência a partir do gênero, raça/cor e nível socioeconômico dos estudantes, apresenta-se de forma mais contundente nos anos iniciais do ensino fundamental. A desigualdade digital, estratificada por acesso à internet e posse de equipamentos, possui significativas diferenças a partir do nível socioeconômico dos indivíduos e localização socioespacial dos domicílios. Portanto, a associação entre as duas desigualdades, além de aprofundá-las, pode apresentar efeitos significativos na aprendizagem dos estudantes.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[Syn]Thesis: Cadernos do Centro de Ciências Sociais está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista [Syn]Thesis pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à [Syn]Thesis , com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.