O CAPACITISMO E A EXPECTATIVA DOCENTE EM RELAÇÃO A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Flávia Pedrosa de Camargo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul - Campus Corumbá/Psicóloga Organizacional

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2020.61451

Palavras-chave:

Capacitismo, Educação especial, Expectativa docente

Resumo

Os anos de 1990 constituíram-se como fundamentais na consolidação das políticas educacionais que contribuíram para a universalização da educação no Brasil. Dentre essas políticas, destacamos as voltadas para pessoas com deficiência. As expectativas docentes, influenciadas por suas percepções em relação aos estudantes, têm potencial impacto na proficiência dos alunos (SOARES et al., 2010; OLIVEIRA; PAES DE CARVALHO, 2017). O objetivo do presente trabalho é discutir aspectos ligados ao conceito de Capacitismo e as expectativas docentes em relação à aprendizagem de alunos com deficiência. Assim, utilizaremos o conceito de Capacitismo e os Estudos sobre a Deficiência (Disability Studies) como pontos chaves de interpretação. A pesquisa foi realizada em um município localizado no interior do país em três escolas por meio de observações e entrevistas. Verificamos que as expectativas em relação aos alunos com deficiência possuem forte influência do Capacitismo e tais percepções são determinantes nos resultados dos alunos matriculados na rede municipal pesquisada.

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Biografia do Autor

Flávia Pedrosa de Camargo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul - Campus Corumbá/Psicóloga Organizacional

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduada em Psicologia (UFMS). Psicóloga Organizacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul - Campus Corumbá.

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Publicado

2021-08-06

Como Citar

CAMARGO, Flávia Pedrosa de. O CAPACITISMO E A EXPECTATIVA DOCENTE EM RELAÇÃO A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. (SYN)THESIS, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 87–96, 2021. DOI: 10.12957/synthesis.2020.61451. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/synthesis/article/view/61451. Acesso em: 8 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Desafios atuais da Educação à luz da Sociologia