‘VER’, ‘OUVIR’ E ‘ESCREVER’ SENTIDOS: O PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA DA UFF/CAMPOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2020.61450Palavras-chave:
Juventudes, Residência Pedagógica, Antropologia da Educação, Religião, Ensino de SociologiaResumo
Este artigo visa descrever a Residência Pedagógica, sob o olhar da Antropologia da Educação, realizada pelo núcleo de Sociologia, em Campos dos Goytacazes/RJ. Utilizaremos como metodologia a observação participante no período de 2018-2019. O trabalho centra em dois grupos de jovens estudantes nas escolas-campo: os residentes e os discentes do Ensino Médio. Pretendemos apresentar a organização e as práticas do Programa Residência Pedagógica a fim de descrever momentos de interações e conflitos de duas juventudes estudantis diante de um quadro político e religioso. Estas questões permearam os desafios na construção do núcleo, na formação dos docentes e impactaram o ensino de Sociologia suscitando reflexões: como é possível trazer as juventudes para a construção de projetos pedagógicos? Por que e como as memórias discentes podem contribuir para as práticas e formação docentes? Como pensar sobre os sentidos do ensino de Sociologia para juventudes através do ver, ouvir e escrever antropológico?Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[Syn]Thesis: Cadernos do Centro de Ciências Sociais está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista [Syn]Thesis pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à [Syn]Thesis , com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.