REFERENCIAIS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM PORTUGAL E NO BRASIL: UMA ABORDAGEM NO CONTEXTO DE GLOBALIZAÇÃO E DAS POLÍTICAS DE ACCOUNTABILITY*

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2020.61436

Palavras-chave:

Accountability, Avaliação Institucional, Globalização, Inovação Curricular, Resultados escolares

Resumo

Este artigo incide na temática da avaliação institucional de escolas do ensino não superior, no contexto da globalização, do neoliberalismo e das políticas de accountability, com foco para os resultados escolares e para as práticas de inovação curricular. A metodologia do estudo é de natureza qualitativa, com recurso à pesquisa documental, tendo como corpus documental os referenciais da avaliação institucional adotados em Portugal e no Brasil. Este estudo possibilita uma discussão sustentada sobre a qualidade da escola, com foco para as agendas educativas centradas em resultados e para as práticas de inovação curricular orientadas para o sucesso dos alunos, a partir de referenciais de avaliação institucional.

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Biografia do Autor

Ila Beatriz da Silva Maia, Universidade do Minho (Portugal)/Doutoranda em Ciências da Educação

Doutoranda em Ciências da Educação, com Bolsa de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2020.04489.BD); Investigadora do Centro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

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Publicado

2021-08-06

Como Citar

MAIA, Ila Beatriz da Silva. REFERENCIAIS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM PORTUGAL E NO BRASIL: UMA ABORDAGEM NO CONTEXTO DE GLOBALIZAÇÃO E DAS POLÍTICAS DE ACCOUNTABILITY*. (SYN)THESIS, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 29–41, 2021. DOI: 10.12957/synthesis.2020.61436. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/synthesis/article/view/61436. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Desafios atuais da Educação à luz da Sociologia