NOTAS SOBRE DESIGUALDADE E DIVERSIDADE NO PNE
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2020.61403Palavras-chave:
Plano Nacional de Educação, Diversidade, Desigualdades EducacionaisResumo
O objetivo deste artigo é discutir a articulação entre “diversidade/desigualdade” a partir da análise do Plano Nacional de Educação (Lei no 13.005/2014). Nossa proposta é refletir sobre indicadores que permitam o monitoramento das metas e estratégias relativas aos grupos sociais da “diversidade” e aqueles que sofrem “desigualdades educacionais”. Vale ressaltar que o PNE trata “desigualdades” e “diversidade” com duas atitudes distintas: “superar as desigualdades educacionais” e promover “os princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade”. Desigualdades e diversidade estão imbricadas de tal modo na sociedade brasileira que a crítica da desigualdade deve também considerar as condições que transformam diferenças em hierarquias e atacar os preconceitos que buscam naturalizar injustiças sociais para garantir sua reprodução. Sendo assim, as atividades de acompanhamento e monitoramento do PNE devem, portanto, adotar o ponto de vista das diretrizes e distinguir “desigualdades” e “diversidades” como dois temas articulados, porém distintos.
[1] A primeira versão deste artigo foi elaborada em 2016 para o debate interno da equipe do Observatório do PNE (https://www.observatoriodopne.org.br/). Esta versão é inédita. Agradecemos à equipe do OPNE na pessoa de Vanessa Yume, coordenadora à época.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[Syn]Thesis: Cadernos do Centro de Ciências Sociais está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista [Syn]Thesis pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à [Syn]Thesis , com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.