ENTRE O DIREITO À EDUCAÇÃO E A VIOLÊNCIA: UM OLHAR SOBRE A PERIFERIA CAMPISTA
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2018.54511Palavras-chave:
Territórios periféricos, Direito à educação, Acesso à escola, ViolênciaResumo
O artigo versa sobre os resultados parciais de uma pesquisa de doutorado, em desenvolvimento no âmbito do Núcleo de Estudos Cidade, Cultura e Conflito (NUC), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Aborda questões que envolvem moradores de comunidades periféricas da cidade de Campos dos Goytacazes/RJ, a fim de investigar <em>se</em> e <em>de que modo</em> o poder público local tem atuado na mediação dos conflitos e empreendido esforços para assegurar o acesso dos moradores à educação, à luz de referenciais teóricos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com base na Análise Documental (AD) e na pesquisa de campo. O estudo inicial indicou a necessidade de melhor articulação entre os agentes do poder público, bem como o desenvolvimento de um plano estratégico para que o direito formal à educação se traduza no cotidiano dos moradores dos espaços periféricos de Campos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[Syn]Thesis: Cadernos do Centro de Ciências Sociais está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista [Syn]Thesis pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à [Syn]Thesis , com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.