A proposta de diretiva europeia chamada de Corporate Sustainability Due Diligence (CSDD) e seus impactos no direito industrial. Algumas reflexões.

A proposta de diretiva europeia chamada de Corporate Sustainability Due Diligence (CSDD) e seus impactos no direito industrial. Algumas reflexões.

Autores

  • Guilherme Vaz Porto Brechbühler

Resumo

O artigo analisa a proposta de Diretiva da União Europeia sobre Corporate Sustainability Due Diligence (CSDD) e seus reflexos no direito industrial. Busca-se demonstrar que a garantia de um meio ambiente sustentável e a proteção aos direitos humanos já consagrados exigem uma interpretação jurídica que imponha o dever de revelação dos segredos industriais (know-how) diretamente relacionados aos propósitos da CSDD. Assim, ao final, propõe-se de iure condendo a criação de um regime de direito industrial chamado know-how sustentável que deverá receber tratamento jurídico semelhante ao licenciamento obrigatório de patentes, visando a harmonizar o incentivo aos inventos criados para atender os propósitos CSDD sem tornar, contudo, os produtos e serviços europeus excessivamente caros para os destinatários finais.  

Downloads

Publicado

19.04.2024

Como Citar

Vaz Porto Brechbühler, G. (2024). A proposta de diretiva europeia chamada de Corporate Sustainability Due Diligence (CSDD) e seus impactos no direito industrial. Algumas reflexões. Revista Semestral De Direito Empresarial, (33), 23–50. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/rsde/article/view/83683

Edição

Seção

Artigos
Loading...