DESPEJO DA POPULAÇÃO E PERDA DO PATRIMÓNIO HISTÓRICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/ric.2025.90132

Resumo

O texto aborda a importância regional de projetos de produção, enfatizando o significado social que tais projetos têm para as regiões receptoras. Essa importância é medida por sua magnitude econômica, valor nas contas regionais, nível de dependência local e quantidade de empregos gerados. O indicador principal é o valor total da produção anual em milhões de dólares, ajustado por critérios de recuperabilidade e importância regional.

A preservação de bens culturais tangíveis, como objetos e edifícios, é essencial, sendo avaliada por meio de pesquisas científicas. A perda desses bens é inaceitável e deve ser evitada ou mitigada por meio de inventários e recomendações específicas.

A desarticulação físico-espacial causada por projetos pode afetar ligações comerciais e sociais, além de causar a perda de centros administrativos locais. O indicador proposto avalia a gravidade dessa desarticulação pelo número de famílias afetadas e a possibilidade de restauração. Os projetos podem desarticular relações sociais, especialmente com a chegada de populações externas. O impacto é avaliado pela capacidade das comunidades de responder às novas condições sociais e espaciais.

PALAVRAS-CHAVE: Modelagem ambiental; Atividade produtiva; Avaliação de impactos ambientais;

Downloads

Publicado

2025-04-30

Como Citar

Morais, A. R. de, Vitorio , C. V. A., Souza , E. M. de, Almeida , J. R. de, Ferreira , L. C., & Pereira, R. do C. (2025). DESPEJO DA POPULAÇÃO E PERDA DO PATRIMÓNIO HISTÓRICO. Revista Internacional De Ciências, 15(1), 3–13. https://doi.org/10.12957/ric.2025.90132

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>