DESPEJO DA POPULAÇÃO E PERDA DO PATRIMÓNIO HISTÓRICO
DOI:
https://doi.org/10.12957/ric.2025.90132Resumo
O texto aborda a importância regional de projetos de produção, enfatizando o significado social que tais projetos têm para as regiões receptoras. Essa importância é medida por sua magnitude econômica, valor nas contas regionais, nível de dependência local e quantidade de empregos gerados. O indicador principal é o valor total da produção anual em milhões de dólares, ajustado por critérios de recuperabilidade e importância regional.
A preservação de bens culturais tangíveis, como objetos e edifícios, é essencial, sendo avaliada por meio de pesquisas científicas. A perda desses bens é inaceitável e deve ser evitada ou mitigada por meio de inventários e recomendações específicas.
A desarticulação físico-espacial causada por projetos pode afetar ligações comerciais e sociais, além de causar a perda de centros administrativos locais. O indicador proposto avalia a gravidade dessa desarticulação pelo número de famílias afetadas e a possibilidade de restauração. Os projetos podem desarticular relações sociais, especialmente com a chegada de populações externas. O impacto é avaliado pela capacidade das comunidades de responder às novas condições sociais e espaciais.
PALAVRAS-CHAVE: Modelagem ambiental; Atividade produtiva; Avaliação de impactos ambientais;
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Dr Alexandre, Dr Cleber, Dr Edmilson, Dr Almeida, Dra Leticia, Dr Raphael

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Revista Internacional de Ciências pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à RIC.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional, de pesquisa de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
A Revista Internacional de Ciências utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.