UMA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA CONSTITUCIONAL: OS DEPUTADOS BRASILEIROS NAS CORTES CONSTITUINTES DE LISBOA, 1821-1822 / A FIRST CONSTITUTIONAL EXPERIENCE: BRAZILIAN DEPUTIES IN THE “CORTES” OF LISBON, 1821-1822
DOI:
https://doi.org/10.12957/rfd.2023.77133Palavras-chave:
Constitucionalismo brasileiro. Constitucionalismo português. Liberalismo. Revolução.Resumo
Resumo: Análise da atuação dos deputados brasileiros nas Cortes constituintes de Lisboa. Destaca-se o caráter fragmentário da representação das diferentes províncias brasileiras, procurando encontrar suas razões no mosaico político, ideológico e social brasileiro. Estuda-se os principais embates com os deputados portugueses e as diversas posições surgidas, revelando a dificuldade para chegar a um texto constitucional que conciliasse os interesses brasileiros e portugueses.
Palavras-chave: Constitucionalismo brasileiro. Constitucionalismo português. Liberalismo. Revolução.
Abstract: Analysis of the performance of Brazilian deputies in the constituent Cortes of Lisbon. The fragmentary character of the representation of the different Brazilian provinces is highlighted, seeking to find their reasons in the political, ideological and social mosaic. The main clashes with the Portuguese deputies and the different positions that emerged are studied, revealing the difficulty in reaching a constitutional text that reconciled Brazilian and Portuguese interests and claims.
Keywords: Brazilian constitutionalism. Portuguese constitutionalism. Liberalism. Revolution.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
oArtigos publicados na Revista da Faculdade de Direito da UERJ (RFD/UERJ)
Os Direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista da Faculdade de Direito da UERJ (RFD/UERJ). É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos desde que citada a fonte.
oReprodução parcial de outras publicações
Artigos submetidos que contiverem partes de texto extraídas de outras publicações deverão obedecer aos limites especificados para garantir originalidade do trabalho submetido. Plágio em todas as suas formas constitui comportamento antiético e é inaceitável.
Recomenda-se evitar a reprodução de tabelas e ilustrações, extraídas de outras publicações. O artigo que contiver reprodução de uma ou mais tabelas e/ou ilustrações de outras publicações só será encaminhado para análise se vier acompanhado de permissão escrita do detentor do direito autoral do trabalho original para a reprodução especificada na Revista da Faculdade de Direito da UERJ (RFD/UERJ). A permissão deve ser endereçada ao autor do trabalho submetido. Em nenhuma circunstância a Revista da Faculdade de Direito da UERJ (RFD/UERJ) e os autores dos trabalhos publicados nesta revista repassarão direitos assim obtidos.
·Os trabalhos não aceitos para a publicação serão devolvidos aos autores, se solicitado.
A Revista da Faculdade de Direito está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, Atribuição-Sem Derivações.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou format para qualquer fim, mesmo que comercial, desde de que citada a autoria original.