O CONTROLE DA EXECUÇÃO PENAL E DA SUPERPOPULAÇÃO CARCERÁRIA NA JURISPRUDÊNCIA DAS CORTE REGIONAIS DE DIREITOS HUMANOS / CONTROL OF CORRECTIONS SYSTEMS AND PRISON OVERCROWD IN THE CASELAW OF REGIONAL HUMAN RIGHTS COURTS
DOI:
https://doi.org/10.12957/rfd.2023.65157Palavras-chave:
Encarceramento – Superpopulação – Pena – Política Criminal – Direito Internacional dos Direitos Humanos.Resumo
Resumo: A jurisprudência dos sistemas regionais de direitos humanos tem contribuído para o desenvolvimento de padrões sobres os direitos das pessoas privadas de liberdade e produzem impacto além das respectivas bases territoriais, exercendo influência na jurisprudência de outros sistemas regionais. O presente artigo aborda o controle da execução penal e a influência mútua entre os Sistemas Europeu e Interamericano de Direitos Humanos, no que diz respeito aos direitos das pessoas privadas de liberdade, especialmente no que se refere ao controle da superpopulação carcerária.
Palavras-chave: Encarceramento. Superpopulação. Penal. Política Criminal. Direito Internacional dos Direitos Humanos.
Abstract: The caselaw of the regional human rights systems has contributed to the development of standards in respect to the rights of incarcerated people, and it has an impact beyond their territorial bases, exerting influence on the jurisprudence of other regional systems. This article deals with the mutual influence between the European, and Interamerican Human Rights Systems concerning the rights of incarcerated people, especially with regard to the control of prison overcrowd.
Keywords: Imprisonment. Overcrowding. Punishment. Criminal Policy. International Human Rights Law.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
oArtigos publicados na Revista da Faculdade de Direito da UERJ (RFD/UERJ)
Os Direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista da Faculdade de Direito da UERJ (RFD/UERJ). É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos desde que citada a fonte.
oReprodução parcial de outras publicações
Artigos submetidos que contiverem partes de texto extraídas de outras publicações deverão obedecer aos limites especificados para garantir originalidade do trabalho submetido. Plágio em todas as suas formas constitui comportamento antiético e é inaceitável.
Recomenda-se evitar a reprodução de tabelas e ilustrações, extraídas de outras publicações. O artigo que contiver reprodução de uma ou mais tabelas e/ou ilustrações de outras publicações só será encaminhado para análise se vier acompanhado de permissão escrita do detentor do direito autoral do trabalho original para a reprodução especificada na Revista da Faculdade de Direito da UERJ (RFD/UERJ). A permissão deve ser endereçada ao autor do trabalho submetido. Em nenhuma circunstância a Revista da Faculdade de Direito da UERJ (RFD/UERJ) e os autores dos trabalhos publicados nesta revista repassarão direitos assim obtidos.
·Os trabalhos não aceitos para a publicação serão devolvidos aos autores, se solicitado.
A Revista da Faculdade de Direito está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, Atribuição-Sem Derivações.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou format para qualquer fim, mesmo que comercial, desde de que citada a autoria original.