REGIME INTERNACIONAL DO INVESTIMENTO E COMÉRCIO: PERSPECTIVAS DE APROXIMAÇÃO / INTERNATIONAL INVESTMENT REGIME AND TRADE: PROSPECTS FOR THEIR APPROXIMATION
DOI:
https://doi.org/10.12957/rfd.2023.56524Palavras-chave:
Investimento, Comércio internacional, Multilateralismo, Acordos preferenciais de comércio, Mega-acordos regionais de comércioResumo
Resumo: O presente artigo trata do regime internacional do investimento, em especial sua intersecção com o comércio internacional. O principal objetivo do artigo é, a partir de uma análise do histórico de disciplinamento conjunto do investimento e do comércio na seara internacional, demonstrar as perspectivas dessa regulamentação e verificar seus impactos para o regime internacional de investimento. A técnica de pesquisa adotada pelo artigo é a bibliográfica, em que serão explorados tanto a doutrina especializada na temática quanto os acordos internacionais de investimento e de comércio. Serão estudados: (i) os principais acordos internacionais de investimento; (ii) as tentativas de negociação multilateral em investimento e comércio; e (iii) a regulamentação de investimento e comércio na forma de acordos preferenciais de comércio, em particular os mega-acordos regionais de comércio. Conclui-se que tem havido uma tendência de aproximação entre investimento e comércio no contexto de acordos preferenciais de comércio, o que não necessariamente tem contribuído para a redução de inconsistências no regime internacional do investimento.
Palavras-chave: Investimento. Comércio internacional. Multilateralismo. Acordos preferenciais de comércio. Mega-acordos regionais de comércio.
Abstract: This article deals with the international investment regime, in particular with its interaction with international trade. The main objective of this article is, from the analysis of the history of the international disciplines on investment and trade, to demonstrate the perspectives for this regulation and to verify its impacts on the international investment regime. The research method is the bibliographic technique, through which the literature and international agreements on investment and trade will be examined. The article studies: (i) the main international investment agreements; (ii) the attempts of multilateral negotiations on investment and trade; and (iii) the regulation of investment and trade through preferential trade agreements, specially mega-regional trade agreements. It was concluded that there is a tendency of approximation between investment and trade in preferential trade agreements, which does not necessarily contribute to the reduction of inconsistencies in the international investment regime.
Keywords: Investment. International trade. Multilateralism. Preferential trade agreements. Mega-regional trade agreements.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
oArtigos publicados na Revista da Faculdade de Direito da UERJ (RFD/UERJ)
Os Direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista da Faculdade de Direito da UERJ (RFD/UERJ). É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos desde que citada a fonte.
oReprodução parcial de outras publicações
Artigos submetidos que contiverem partes de texto extraídas de outras publicações deverão obedecer aos limites especificados para garantir originalidade do trabalho submetido. Plágio em todas as suas formas constitui comportamento antiético e é inaceitável.
Recomenda-se evitar a reprodução de tabelas e ilustrações, extraídas de outras publicações. O artigo que contiver reprodução de uma ou mais tabelas e/ou ilustrações de outras publicações só será encaminhado para análise se vier acompanhado de permissão escrita do detentor do direito autoral do trabalho original para a reprodução especificada na Revista da Faculdade de Direito da UERJ (RFD/UERJ). A permissão deve ser endereçada ao autor do trabalho submetido. Em nenhuma circunstância a Revista da Faculdade de Direito da UERJ (RFD/UERJ) e os autores dos trabalhos publicados nesta revista repassarão direitos assim obtidos.
·Os trabalhos não aceitos para a publicação serão devolvidos aos autores, se solicitado.
A Revista da Faculdade de Direito está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, Atribuição-Sem Derivações.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou format para qualquer fim, mesmo que comercial, desde de que citada a autoria original.