A UTILIZAÇÃO DE PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO CONTRIBUTO AO ENSINO JURÍDICO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PARTICIPAÇÃO DISCENTE DE PROGRAMA DE EXTENSÃO CURSO DE DIREITO NA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
DOI:
https://doi.org/10.12957/rfd.2021.41259Keywords:
Metodologia Ativa de Ensino. Ensino Jurídico. Programa Cidadania Ativa. Projeto de Extensão. Universidade de Fortaleza.Abstract
O desafio de transpor a qualidade de ensino previsto para a realidade faz com que as universidades busquem soluções para a formação adequadas dos seus alunos. A preocupação em proporcionar vivências práticas com o que é visto na teoria estimulam a criação de projetos de extensão acadêmica. Tais soluções podem ser vistas como forma de combater à crise do ensino jurídico que, de tempos em tempo, mostram novos desafios. Discute-se e se contextualiza a crise do ensino jurídico da década de 1990 até o presente e formas de se atingir um ensino de qualidade. O presente artigo vem analisar em que medida projetos de extensão contribuem para a formação que é exigida dos operadores do direito no século XXI. Como estudo de caso, foi escolhido o Programa Cidadania Ativa (PCA), projeto de extensão criado no ano de 2001 no Curso de Direito da Universidade de Fortaleza, sendo este um programa voluntário aberto a todos os estudantes universitários voltado ao atendimento social maneira extrajudicial. A metodologia da pesquisa foi pura, exploratória, descritiva, utilizando fontes bibliográficas e estudo de caso, sendo os dados mais sensíveis colhidos através de uma pesquisa quantitativa e qualitativas no período compreendido entre o dia 24 de outubro de 2018 ao dia 8 de novembro de 2018 por meio de um formulário elaborado no Google Forms onde os participantes não foram identificados e disponibilizado por meio dos canais oficiais de comunicação interna da referido universidade e redes sociais. Evidenciou-se que os alunos envolvidos no PCA são mais propensos a se tornarem profissionais críticos e mais criativos, além de proporcionar melhor fixação dos conteúdos teóricos que são ensinados em sala de aula, sendo a vivência do projeto de extensão importante ferramenta para atingir os objetivos da legislação educacional vigente.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
oArticles published in the Revista da Faculdade de Direito da UERJ (RFD/UERJ)
The copyrights of the published articles belong to the Revista da Faculdade de Direito da UERJ (RFD/UERJ). Total or partial reproduction of the articles is allowed as long as the source is cited.
oPartial reproduction from other publications
Submitted papers that contain parts of text extracted from other publications must obey the specified limits to ensure originality of the submitted work. Plagiarism in all its forms constitutes unethical behavior and is unacceptable.
It is recommended to avoid reproduction of tables and illustrations from other publications. The article that contains reproduction of one or more tables and/or illustrations from other publications will only be sent for analysis if it is accompanied by written permission from the copyright holder of the original work for the specified reproduction in the Revista da Faculdade de Direito da UERJ (RFD/UERJ). The permission must be addressed to the author of the submitted work. Under no circumstances will the Journal of the Law School of the State University of Rio de Janeiro (RFD/UERJ) and the authors of the papers published in this journal transfer the rights thus obtained.
•The refused studies will be returned to the authors, if asked.
The Revista da Faculdade de Direito is licensed under a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional License.
This work is licensed under a Creative Commons 4.0 Attribution-No Derivation License.
This license allows copying and redistribution of the material in any medium or format for any purpose, even commercial, provided that the original authorship is acknowledged.