Questão de gênero e soberania alimentar: auto-organização de mulheres do MST do Espírito Santo
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2013.10165Abstract
O artigo traz reflexões acerca das experiências de coletivos de mulheres a partir da realidade das militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) nos assentamentos Adão Preto e Pip-Nuk, em Nova Venécia, ao norte do Espírito Santo. Considera-se essencial entender essas atividades na busca da melhoria na qualidade de vida das famílias assentadas. Com isso, pretendeu-se discutir como potencializar essas experiências e propiciar formas de articulá-las e organizar suas demandas. Para tanto, buscou-se ampliar o debate da questão de gênero e suas categorias explicativas para a compreensão das relações de produção na agricultura, fortalecendo a perspectiva de acesso dos direitos e políticas públicas. A proposta metodológica foi a da pesquisa-ação usando metodologias de diagnóstico e planejamento participativas de trabalho popular, com a alternância de espaços de diagnóstico e reflexão teórica com ações que potencializassem a formação e a troca de experiências entre as mulheres.
Palavras-chave: gênero; questão agrária; movimentos sociais populares.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Em Pauta, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Em Pauta: Teoria Social e Realidade Contemporânea está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Em Pauta está cadastrada no Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (DIADORIM), com selo Verde.