Percepções sobre sistemas de justiça e tráfico de drogas entre adolescentes mexicanos
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2026.96299Palavras-chave:
Justiça, policía, leis, corrupção, adolescentes, tráfico de drogasResumo
Historicamente, os diversos órgãos de justiça no México têm sido descritos como tendo desempenho ruim, o que prejudica a percepção deles. A crise de segurança causada pela criminalidade agrava essa condição. Com base na Teoria do Controle Social do crime, considerando que as crenças em relação às normas sociais são fundamentais no controle do crime, busca descrever a influência que as percepções negativas em relação a diversas figuras da justiça tiveram no processo de imersão e manutenção em atividades de tráfico de drogas em uma amostra de 19 adolescentes privados de liberdade por esses crimes no estado de Sonora, norte do México. Aplicando uma metodologia qualitativa de entrevista semiestruturada, constatou-se que a percepção negativa em relação a diversos órgãos de justiça fez com que o tráfico de drogas fosse considerado uma opção viável, devido à baixa possibilidade de punição e aos maiores lucros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Em Pauta, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A Revista Em Pauta: Teoria Social e Realidade Contemporânea está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
![]()
A Revista Em Pauta está cadastrada no Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (DIADORIM), com selo Verde.