Pobreza e descidadania: o processo de individualização da questão social na Argentina
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2025.94198Palavras-chave:
Neoliberalismo, Pobreza, Política social, Individualização, Questão socialResumo
Neste artigo analisamos o caso argentino de meados da década de 1970 até o início do século XXI, compreendendo a profundidade das mudanças políticas, econômicas e sociais ocorridas. Entendemo-las como parte de um processo mais amplo de neoliberalização, que desenvolve camadas e impulsos que intensificam mudanças regressivas.
Analisamos as expressões concretas das transformações estruturais na Argentina durante o período estudado. Utilizamos dados do sistema estatístico nacional e informações de organismos internacionais como fontes primárias. Em seguida, apresentamos os principais componentes que definem a dinâmica hegemônica neoliberal, identificando transições da intervenção estatal para políticas de bem-estar social residuais e focadas na pobreza. O outro lado da moeda é o processo de retração e desmaterialização dos direitos de cidadania conquistados no século XX.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Em Pauta, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A Revista Em Pauta: Teoria Social e Realidade Contemporânea está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
![]()
A Revista Em Pauta está cadastrada no Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (DIADORIM), com selo Verde.