Pobreza e descidadania: o processo de individualização da questão social na Argentina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2025.94198

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Pobreza, Política social, Individualização, Questão social

Resumo

Neste artigo analisamos o caso argentino de meados da década de 1970 até o início do século XXI, compreendendo a profundidade das mudanças políticas, econômicas e sociais ocorridas. Entendemo-las como parte de um processo mais amplo de neoliberalização, que desenvolve camadas e impulsos que intensificam mudanças regressivas.

Analisamos as expressões concretas das transformações estruturais na Argentina durante o período estudado. Utilizamos dados do sistema estatístico nacional e informações de organismos internacionais como fontes primárias. Em seguida, apresentamos os principais componentes que definem a dinâmica hegemônica neoliberal, identificando transições da intervenção estatal para políticas de bem-estar social residuais e focadas na pobreza. O outro lado da moeda é o processo de retração e desmaterialização dos direitos de cidadania conquistados no século XX.

Publicado

30-09-2025

Como Citar

Soto, S. F., & Tripiana, J. (2025). Pobreza e descidadania: o processo de individualização da questão social na Argentina. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 23(60). https://doi.org/10.12957/rep.2025.94198

Edição

Seção

Artigos - Tema Livre | Articles - Free Theme