Serviço Social e Saúde Mental na(s) Adolescência(s) Frente a Questão do Suicídio
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2025.94193Palabras clave:
Adolescência, Medicalização, Saúde Mental, Serviço Social, SuicídioResumen
Este ensaio é baseado em revisão de literatura e experiência das autoras como pesquisadoras, gestoras e trabalhadoras da política de saúde mental. O trabalho aborda desafios postos ao Serviço Social sobre a saúde mental na(s) adolescência(s), particularizando a questão do suicídio. Alerta para a medicalização da vida como resposta neoliberal ao sofrimento e salienta contradições entre defesa e negação do direito à saúde mental de adolescentes, posto que este segmento não tem sido priorizado na atenção à crise em saúde mental, tal como preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente. Objetivou destacar a parca e tardia contribuição do Serviço Social na produção do cuidado em saúde mental de crianças e adolescentes, que não endossem discursos conservadores e manicomiais, mas que levem em conta os determinantes sociais da saúde mental com a vida sob a égide do capital.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Em Pauta, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Em Pauta: Teoria Social e Realidade Contemporânea está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Em Pauta está cadastrada no Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (DIADORIM), com selo Verde.