O trabalho de assistentes sociais com crianças e adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2025.94154Palavras-chave:
Trabalho de assistentes sociais, Crianças e adolescentes, Coisificação da Infância, Adultocentrismo. Educação PopularResumo
O artigo é resultado de estudos, pesquisas e levantamentos bibliográficos. Objetiva subsidiar o trabalho de assistentes sociais com crianças e adolescentes. Está dividido em duas partes: uma breve consideração inicial em que se demonstra a contribuição da tradição marxista para pensar o trabalho com crianças e adolescentes na história e os aspectos centrais desse trabalho para a reprodução da vida. É preciso enfrentar os fenômenos da “coisificação da infância” e do “adultocentrismo” que são expressão do conservadorismo na sociedade de classes; na segunda parte, discorre sobre os instrumentos de trabalho do Serviço Social e a necessidade de qualificar a questão social na particularidade relacionada à infância e adolescência. Busca-se reiterar o papel político do Serviço Social nas instituições, levando em consideração a dimensão coletiva do trabalho, as atribuições privativas e competências profissionais, bem como os princípios da educação popular, numa perspectiva emancipatória e efetivamente democrática.
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