Idosismo: interseccionalidades de classe, gênero/sexualidade e raça/etnia
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2025.89049Palavras-chave:
Envelhecimento, Idosismo, Demarcadores Sociais, Desigualdades SociaisResumo
A literatura sobre envelhecimento não apresenta uma visão uniformizante sobre a imagem social da velhice. Nas sociedades modernas, com o advento do modo de produção capitalista, a pessoa idosa tem uma imagem social conectada ao não produtivo e obsoleto, provocando desvalorização, preconceitos e estereótipos, como o idosismo. O objetivo deste artigo é problematizar esses universalismos. Assim, a partir dos imbricamentos de classe social, gênero/sexualidade e raça/etnia apontar as maiores incidências de desigualdades do idosismo, ou seja, verificar se os cruzamentos desses demarcadores podem intensificar os preconceitos já existentes no seio social. Este estudo se originou de uma pesquisa teórica, de base bibliográfica, com metodologia qualitativa e escolha intencional da literatura para atender ao objetivo levantado. Conclui-se que a luta de classes, cor da pele, etnia, sexualidade e idade têm implicações no modo de vivenciar e sofrer o idosismo, inclusive, intensificando processos de exclusão, opressão e desigualdades sociais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Em Pauta, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Em Pauta: Teoria Social e Realidade Contemporânea está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Em Pauta está cadastrada no Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (DIADORIM), com selo Verde.