Da organização política do Serviço Social: a virada crítica no contexto da autocracia burguesa
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2025.89040Palavras-chave:
Renovação Crítica do Serviço Social, organização política, direção ético-políticaResumo
O artigo apresenta uma parte dos avanços do projeto de pesquisa denominado “A organização política da categoria profissional do serviço social no Brasil e a virada crítica nas entidades”, cuja metodologia na primeira etapa da pesquisa consiste em revisão da literatura, revisão bibliográfica e documental. Nossa hipótese de trabalho é que a “virada crítica” e a construção do que chamamos Projeto ético-político-profissional foram possíveis pelo processo organizativo da categoria profissional, na disputa pela direção ético-política das organizações do Serviço Social brasileiro. Este processo, iniciado ainda nos anos de 1960-1970, se deu, simultaneamente, entre as vanguardas vinculadas às universidades e ao sindicalismo. Neste momento, nos atentamos para demonstrar as implicações deste processo nas entidades nacionais articuladas, que assumem como importante e fundamental a aproximação das lutas sociais, em prol da democratização da sociedade brasileira, nas diversas formas de organização da classe trabalhadora.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Em Pauta, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Em Pauta: Teoria Social e Realidade Contemporânea está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Em Pauta está cadastrada no Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (DIADORIM), com selo Verde.