Soberania Sequestrada: fome e pobreza haitiana como construções sociopolíticas de atores estrangeiros
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2024.86958Palavras-chave:
República do Haiti, Fome e pobreza, Liberdade política, Realismo SubalternoResumo
A fome e a pobreza no Haiti devem ser analisadas a partir dos problemas econômicos, das guerras políticas, das intromissões internacionais e da alta soma monetária paga pela independência do país em 1825 à França. Tais aspectos têm contribuído para atual situação: um país mergulhado em uma crise política, econômica e social. O objetivo deste artigo é o de analisar a permanência evolutiva da fome sob a ótica das intromissões externas contra a liberdade política haitiana. Trata-se de uma discussão teórica do tipo ensaio baseada nas principais ideias de autores como Fleischmann Ulrich, Michel-Rolph Trouillot, Ricardo Seitenfus. Amartya Sen, Vanessa Braga Matijascic; Susan Stanford Friedman, Frantz Rousseau Déus, Arturo Escobar, Mohammed Ayoob e Jean-Bertrand Aristide. Conclui-se que o povo haitiano e as instituições haitianas devem aprender a lidar com seus problemas cotidianos sem intromissões externas e que o respeito pela soberania de um país independente deve ser mantido.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Em Pauta, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Em Pauta: Teoria Social e Realidade Contemporânea está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Em Pauta está cadastrada no Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (DIADORIM), com selo Verde.