A simbiótica relação entre acumulação capitalista, trabalho, pobreza e políticas sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2024.86957

Palavras-chave:

acumulação capitalista, trabalho, pobreza, workfare

Resumo

Este artigo aborda a simbiótica relação entre acumulação capitalista, trabalho, pobreza e sua vinculação com as políticas sociais. Trata da relação dilemática entre trabalho e proteção social, problematiza a configuração do workfare em tempos de financeirização do capital e reflete sobre a política social na relação entre Estado e sociedade. A argumentação desenvolvida, a partir de pesquisa bibliográfica, enfatiza os aspectos estruturadores da política social, entendidos como mediação na relação entre Estado e sociedade, e aspectos que configuram a mudança de trajetória dessas políticas, alinhadas com a forma estatal correspondente. A natureza contraditória da política social constitui-se como aspecto analítico da discussão e visa destacar a dupla funcionalidade dessas políticas na manutenção do sistema capitalista, atendendo tanto às necessidades do capital, como às necessidades sociais, mediante seus processos reivindicatórios e de lutas.

Biografia do Autor

Helena Lúcia Augusto Chaves, Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil. E-mail: helena.chaves@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3325-0893.

Downloads

Publicado

24-09-2024

Como Citar

Augusto Chaves, H. L. (2024). A simbiótica relação entre acumulação capitalista, trabalho, pobreza e políticas sociais. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 22(56). https://doi.org/10.12957/rep.2024.86957

Edição

Seção

Artigos - Tema Livre | Articles - Free Theme