Supervisão técnica com assistentes sociais do INSS: considerações para o Serviço Social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2024.86953

Palavras-chave:

supervisão técnica, Serviço Social, previdência social, trabalho profissional

Resumo

Este artigo apresenta reflexões produzidas a partir da experiência de supervisão técnica desenvolvida com assistentes sociais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por meio de projeto de extensão da UFRJ. Busca-se recuperar a supervisão como um espaço fundamental para a reflexão e enfrentamento dos desafios postos ao trabalho profissional frente ao aprofundamento das contradições no contexto de hegemonia ultraneoliberal. Para isso, apropria-se da teoria do valor para problematizar as determinações do assalariamento que incidem sobre o trabalho de assistentes sociais no INSS, valendo-se da revisão bibliográfica e da sistematização da experiência de supervisão técnica. Afirma-se, então, a necessidade de ampliar as ações de supervisão como forma de adensar as reflexões teórico-práticas e estimular a construção de estratégias que fortaleçam o trabalho profissional nos rumos aludidos pelo Projeto Ético-Político do Serviço Social.

Biografia do Autor

Gênesis de Oliveira Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: genesis.oliveira@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2425-6919.

Downloads

Publicado

24-09-2024

Como Citar

de Oliveira Pereira, G. (2024). Supervisão técnica com assistentes sociais do INSS: considerações para o Serviço Social. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 22(56). https://doi.org/10.12957/rep.2024.86953

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier