A percepção dos profissionais dos CRAS sobre o atendimento às demandas de violação de direitos
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2024.86948Palavras-chave:
política de assistência social, proteção social básica, proteção social especial, violação de direitos, trabalho profissionalResumo
O objetivo deste artigo é abordar a percepção dos/as profissionais que atuam em centros de referência de assistência social (Cras) sobre o atendimento da política de assistência social às demandas de violação de direitos em municípios que não possuem em sua área de abrangência o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) ou equipe técnica específica. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com base em pesquisa bibliográfica, aplicação de questionário e entrevista semiestruturada. Os principais resultados demostram que a responsabilidade em atender aos dois níveis de proteção do Sistema Único de Assistência Social (Suas) – proteção social básica (PSB) e proteção social especial (PSE) – implica prejuízos à prevenção e ao atendimento das demandas de violação de direitos, comprometendo o exercício das funções da política de assistência social, bem como repercute no trabalho dos/as profissionais pela intensificação e sobrecarga de trabalho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Em Pauta, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Em Pauta: Teoria Social e Realidade Contemporânea está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Em Pauta está cadastrada no Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (DIADORIM), com selo Verde.