Questão social, pobreza rural e intersetorialidade: desafios de uma tenra construção
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2024.86525Palavras-chave:
questão social, pobreza rural, intersetorialidade, políticas públicasResumo
O artigo tem por objetivo discutir os desafios e perspectivas da intersetorialidade no enfrentamento à pobreza rural, como uma das expressões da questão social. Assim, contextualiza a pobreza rural na realidade brasileira frente ao avanço do agronegócio com produção voltada fortemente ao mercado externo; dialoga sobre a intersetorialidade enquanto um campo em disputa e caminho possível para a construção de estratégias coletivas na perspectiva de garantia de direitos. Trata-se de estudo qualitativo, com base em revisão teórico-bibliográfica e observação participante decorrente da experiência profissional na área de extensão rural. Pressupõe o reconhecimento da intersetorialidade como componente das redes socioassistenciais e, salutar na estruturação de estratégias no enfrentamento da questão social no rural, que se manifesta de forma multifacetada, funda-se na contradição capital-trabalho e demanda atuação articulada para sua mitigação. Considera-se que deve ser superada a percepção da pobreza rural como um fenômeno natural e/ou fruto da inaptidão dos indivíduos “no agro”, pois se trata de um processo sócio-histórico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Em Pauta, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Em Pauta: Teoria Social e Realidade Contemporânea está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Em Pauta está cadastrada no Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (DIADORIM), com selo Verde.