Dimensão educativa do serviço social na política de proteção de base em Angola: o caso do Lar de Infância Kuzola em Luanda

Autores

  • Isaías Francisco Gaspar Issenguele Universidade de Luanda / Universidade Estadual Paulista (Campos de Franca)
  • Rosalinda Chedian Pimentel Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2024.84196

Resumo

O presente artigo busca refletir sobre a dimensão educativa do Serviço Social na política de proteção social que, embora não seja uma missão impossível, é bastante complexa, devido às suas múltiplas determinações, especialmente no contexto angolano. E a reflexão surge do interesse em compreender melhor como ela se efetiva nesta realidade, especificamente no Lar de Infância Kuzola, partindo da lógica de compreender a universalidade para alcançar a singularidade que é o território angolano, o nosso atual espaço de intervenção como assistente social. Mesmo com limitações, essa reflexão se baseou na teoria do materialismo histórico-dialético de Marx e é resultado de uma pesquisa bibliográfica e documental. A análise indica que a inserção do assistente social na política de proteção social, através da dimensão educacional-pedagógica, especialmente a emancipatória, ao mesmo tempo em que produz e reproduz a ideologia vigente, pode proporcionar um espaço para conscientizar a classe trabalhadora sobre a necessidade da luta contínua por seus direitos, bem como a de romper com esse sistema degradante, empreendendo uma ruptura revolucionária rumo à emancipação humana.

Palavras-chaves: Serviço Social; Dimensão educativa; política de proteção social.

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Publicado

07-05-2024

Como Citar

Francisco Gaspar Issenguele, I., & Chedian Pimentel, R. (2024). Dimensão educativa do serviço social na política de proteção de base em Angola: o caso do Lar de Infância Kuzola em Luanda. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 22(55). https://doi.org/10.12957/rep.2024.84196

Edição

Seção

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