Perspectivas de acadêmicas indígenas no enfrentamento do racismo na universidade
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2024.84194Resumo
O presente trabalho é resultado das sínteses do mestrado de uma pesquisadora Kaingang em coautoria com um pesquisador não indígena. Reflete parte da narrativa da autora enquanto mulher, mãe e pesquisadora, pertencente ao povo Kaingang e do diálogo com mulheres e acadêmicas Ava-Guarani. Intenciona refletir acerca do racismo vivenciado cotidianamente pelas mulheres indígenas nas universidades ao se constituírem pesquisadoras, intelectuais, protagonistas, sujeitas e autoras dos conhecimentos por elas produzidos. Esta inserção inaugura um momento inédito na história dos povos indígenas no Brasil e contribui para novas estratégias de resistência e fortalecimento das lutas dessas mulheres, propiciando maior visibilidade e reconhecimento das trajetórias das estudantes indígenas, formadas por universidades públicas, num contexto recente de constituição de políticas de ações afirmativas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de revisão bibliográfica, levantamento documental e pesquisa de campo pautada em diálogos com mulheres e acadêmicas indígenas da região oeste do Paraná, resultando na dissertação de mestrado da autora.
Palavras-chave: educação superior indígena; acadêmicas indígenas; mulheres indígenas; racismo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Em Pauta, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Em Pauta: Teoria Social e Realidade Contemporânea está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Em Pauta está cadastrada no Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (DIADORIM), com selo Verde.