Vozes da diferença: oficina midiática de rádio e a Reforma Psiquiátrica brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2024.80328

Palavras-chave:

Web rádio, Centro de convivência, Saúde mental, Oficina terapêutica, Reforma Psiquiátrica

Resumo

O Espaço da Diferença integra a programação da web rádio comunitária Revolução FM. É produzido coletivamente com usuários dos serviços públicos de saúde mental do Instituto Municipal Nise da Silveira (RJ), sob a coordenação do Centro de Convivência e Cultura Trilhos do Engenho. Discute-se, a partir dessa iniciativa, a relação entre a Reforma Psiquiátrica brasileira junto à arte e à cultura, os tensionamentos e as possibilidades do conceito de oficina terapêutica e os benefícios do trabalho com tecnologias midiáticas na potencialização da expressividade, autonomia e trocas sociais no contexto do sofrimento psíquico. Afirma-se o programa Espaço da Diferença como oficina midiática, um projeto consonante a uma diversidade de realizações coletivas em audiovisual que se relacionam à Reforma Psiquiátrica e ao papel do Centro de Convivência no desenvolvimento desses encontros.

 

Palavras-Chave: web rádio; centro de convivência; saúde mental; oficina terapêutica; Reforma Psiquiátrica.

Biografia do Autor

Yago Pereira de Freitas, Universidade Santa Úrsula

Universidade Santa Úrsula, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: yagopfreitas7@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0373-2595.

Liane Caroline Silva Matos de Souza, Associação Maranathá do Rio de Janeiro

Associação Maranathá do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: lianenave@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9553-2381.

Ariadne Fantesia de Jesus, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-RJ)

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-RJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: fantesia.ariadne@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4470-7150.

Thiago Colmenero Cunha, Universidade Santa Úrsula

Universidade Santa Úrsula, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: colmenerocunha@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8202-3377.

Referências

AMARANTE, P. Saúde mental e atenção psicossocial. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2013.

AMARANTE, P.; NUNES, M. O. A reforma psiquiátrica no SUS e a luta por uma sociedade sem manicômios. Ciência Saúde Coletiva [online], v. 23, n. 6, 2018.

AMARANTE, P.; TORRE, E. H. G. Loucura e diversidade cultural: inovação e ruptura nas experiências de arte e cultura da Reforma Psiquiátrica e do campo da saúde mental no Brasil. Interface – Comunicação, Saúde, Educação [online], v. 21, n. 63, 2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n. 189 de 19 de novembro de 1991. Aprova a inclusão de grupos e procedimentos da Tabela do SIH-SUS, na área de saúde mental (hospitais psiquiátricos). Diário Oficial da União, 30 jan. 1994.

BRASIL. Lei n. 10.216, de 6 de abril de 2001. Diário Oficial, 2001.

CÂMARA, F. Vida e obra de Nise da Silveira. História da Psiquiatria Online, v. 7, n. 9, set. 2002.

CASTRO, L.; MAXTA, B. Práticas territoriais de cuidado em saúde mental: experiências de um centro de atenção psicossocial no Rio de Janeiro. SMAD, Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool Drogas, Ribeirão Preto, v. 6, n. 1, 2010.

CEDRAZ, A. Oficinas terapêuticas no cenário da Reforma Psiquiátrica: modalidades desinstitucionalizantes ou não? Revista Mal-estar e Subjetividade, Fortaleza (CE), v. 5, n. 2, set., 2005.

CENTRO DE CONVIVÊNCIA e Cultura Trilhos do Engenho. Livro de reunião de pauta do Programa Espaço da Diferença. Rio de Janeiro: Centro de Convivência e Cultura Trilhos do Engenho, 2015.

DE FARIA, A. F.; SANTANA W. A. Comunicação e saúde mental: a experiência da Rádio Piraí e os discursos sobre a loucura. In: CONGRESSO LATINOAMERICANO DE INVESTIGADORES DE LA COMUNICACIÓN, 12, Peru, 2014.

FORTUNA, D. B. S. O papel do rádio no campo da saúde no contexto da Reforma Psiquiátrica brasileira: estudo de caso da Web Rádio Revolução FM. Dissertação (mestrado em informação e comunicação em saúde) – Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Fiocruz, Rio de Janeiro, 2013.

FORTUNA, D. B. S.; OLIVEIRA, V. C. Mapeamento das práticas comunicacionais radiofônicas como terapia psicossocial nos serviços de saúde mental no Brasil. Reciis, Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 6, n. 4, fev. 2013.

MARCOLINO, E. M. Comunicação e saúde mental: estudo de caso da TV Pinel no Brasil e do espaço de comunicação no Hospital Psiquiátrico de Havana. Dissertação (pós-graduação em comunicação social) – Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, São Paulo, 2007.

PEREIRA, M.; PASSOS, R. Desafios contemporâneos na luta antimanicomial: comunidades terapêuticas, gênero e sexualidade. In: PEREIRA, M.; PASSOS, R. (Org.). Luta antimanicomial e feminismos: discussões de gênero, raça e classe para a Reforma Psiquiátrica brasileira. Rio de Janeiro: Editora Autografia, 2017.

RAUTER, C. Oficinas para quê? Uma proposta ético-estético-política para oficinas terapêuticas. In: AMARANTE, P. (Org.). Ensaios: subjetividade, saúde mental, sociedade. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2000.

RIBEIRO, R. C. F.; TOMASSI, A. R. P.; PASSOS, I. C. F. Do silêncio à voz: a experiência da construção de uma oficina de rádio em um centro de convivência no município de Belo Horizonte. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, Florianópolis, v. 8, n. 18, 2016.

SÁ, A. (Org.). Fundamentos científicos da comunicação. Petrópolis: Vozes, 1973.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnicas e tempo, razão e emoção. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

SCHUHARDT, B. C.; SOUZA, A. M. Programa de rádio “Mentes e vertentes”: uma experiência em reabilitação psicossocial. Revista Maiêutica em Serviço Social, Indaial (SC), v. 3, n. 1, 2015.

SILVEIRA, N. Gatos e a emoção de lidar. Rio de Janeiro: Léo Cristiano Editorial, 1998.

SILVEIRA, N. Imagens do inconsciente. Petrópolis: Vozes, 2015.

SIQUEIRA, R. et al. Programa Espaço da Diferença. Arquivos do Centro de Convivência e Cultura Trilhos do Engenho, Rio de Janeiro, [201-?].

STREPPEL, F. F.; PALOMBINI, A. L. Devir-loucura no rádio: uma experiência em saúde mental. Fractal: Revista de Psicologia, v. 23, n. 3, set.-dez. 2011.

YASSUI, S. Rupturas e encontros: desafios da Reforma Psiquiátrica brasileira. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2010.

Downloads

Publicado

29-01-2024

Como Citar

Pereira de Freitas, Y., Silva Matos de Souza, L. C., Fantesia de Jesus, A., & Colmenero Cunha, T. (2024). Vozes da diferença: oficina midiática de rádio e a Reforma Psiquiátrica brasileira. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 22(54). https://doi.org/10.12957/rep.2024.80328

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier