Questão ambiental e dinâmica expansiva do capital: renda fundiária e a determinação social das condições naturais
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2024.79863Resumo
O artigo relaciona a dinâmica necessariamente expansiva do capital – enquanto valor que se valoriza – e a renda fundiária – enquanto punção do valor social. Essa relação revela-se fundamental para a compreensão crítica das consequências ambientais da dinâmica expansiva do capital sobre parcelas crescentes da natureza. Recorre à categoria marxiana de renda fundiária – I, II e absoluta –, desdobrando-a na análise de situações concretas de expansão capitalista no campo/ambiente que se efetivam em uma historicidade não linear, mas fundamentalmente desigual e combinada. São discutidos temas relacionados ao monopólio da terra, ao papel regulador do pior solo, às vantagens e obstáculos postos ao capital agrário, dentre outros que permitem identificar a determinação social da relação capital-natureza. O artigo salienta o papel do capital no aproveitamento das vantagens, na geração de obstáculos e, principalmente, nas formas de superação das situações de crise ambiental, o que se dá pela ecologização capitalista e crescente mercadorização da natureza.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Em Pauta, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Em Pauta: Teoria Social e Realidade Contemporânea está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Em Pauta está cadastrada no Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (DIADORIM), com selo Verde.