Quando o mundo do trabalho levanta voo? Altos e baixos dos tripulantes de cabine
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2023.78951Abstract
Neste ensaio defendemos que o modo de operar para o bem-estar social, a saúde de nexo psicofísico, a segurança e a proteção de passageiros e tripulantes de voo civil é o cerne do trabalho do pessoal de voo e cabine, uma categoria socioprofissional essencial. Este é o trabalho realmente existente da categoria de tripulantes de cabine e o que distingue o saber-fazer do pessoal de voo. Ainda que sua figuração pública – dos mitos fundacionais às imagens-fetiche – transite entre as figuras do prestador de serviços de bordo ou de uma etiqueta envolta em “charme”, tal ideário e imaginário, socialmente construídos, não resistem a uma análise e caracterização algo mais detida. As situações de risco, de periculosidade ou de emergência, bem como a definição, hierarquização e implementação de medidas adequadas a cada caso, fazem parte do núcleo desta atividade vital. Estas reflexões críticas foram elaboradas a partir de uma pesquisa-ação junto ao Inquérito às Condições de Vida e Trabalho do Pessoal de Voo e Cabine.[1]
Palavras-Chave: estudos globais do trabalho; pessoal de voo; restruturação produtiva; trabalho emocional; sentido do trabalho.
[1] Atalho para os projetos do Observatório para as condições de trabalho e vida. Disponível em: https://ocvt.unl.pt/pt/projetos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Em Pauta, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Em Pauta: Teoria Social e Realidade Contemporânea está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Em Pauta está cadastrada no Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (DIADORIM), com selo Verde.