Quando o mundo do trabalho levanta voo? Altos e baixos dos tripulantes de cabine

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2023.78951

Abstract

Neste ensaio defendemos que o modo de operar para o bem-estar social, a saúde de nexo psicofísico, a segurança e a proteção de passageiros e tripulantes de voo civil é o cerne do trabalho do pessoal de voo e cabine, uma categoria socioprofissional essencial. Este é o trabalho realmente existente da categoria de tripulantes de cabine e o que distingue o saber-fazer do pessoal de voo. Ainda que sua figuração pública – dos mitos fundacionais às imagens-fetiche – transite entre as figuras do prestador de serviços de bordo ou de uma etiqueta envolta em “charme”, tal ideário e imaginário, socialmente construídos, não resistem a uma análise e caracterização algo mais detida. As situações de risco, de periculosidade ou de emergência, bem como a definição, hierarquização e implementação de medidas adequadas a cada caso, fazem parte do núcleo desta atividade vital. Estas reflexões críticas foram elaboradas a partir de uma pesquisa-ação junto ao Inquérito às Condições de Vida e Trabalho do Pessoal de Voo e Cabine.[1]

 

Palavras-Chave: estudos globais do trabalho; pessoal de voo; restruturação produtiva; trabalho emocional; sentido do trabalho.


[1] Atalho para os projetos do Observatório para as condições de trabalho e vida. Disponível em: https://ocvt.unl.pt/pt/projetos.

Author Biography

Roberto della Santa, Universidade de Aveiro (Portugal)

Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal.  E-mail: roberto.dellasanta@fcsh.unl.pt. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7364-3267.

Published

2023-09-05

How to Cite

della Santa, R. (2023). Quando o mundo do trabalho levanta voo? Altos e baixos dos tripulantes de cabine. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 21(53). https://doi.org/10.12957/rep.2023.78951

Issue

Section

Artigos - Tema Livre | Articles - Free Theme