Promoção da adequada nutrição materna no serviço público-privado: a importância da suplementação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2023.78948

Resumo

A assistência gestacional ocorre nos âmbitos público e privado. Nesse cuidado, destaca-se a maior demanda nutricional na gestação, à mãe e ao feto. Das causas de mortalidade infantil, destacam-se: baixo peso ao nascer; prematuridade e pré-natal inadequado. No cenário social de baixa renda, a nutrição é falha. Assim o suplemento alimentar tem extrema importância no cuidado pré-natal. Objetiva-se descrever a suplementação alimentar mais adequada à gestante, seja no setor público ou privado, destacando a política nacional, após revisão bibliográfica, realizada de maio a agosto de 2022. No Brasil mais de 70% das gestantes têm ganho de peso, porém com padrão nutricional pobre. Na atenção pré-natal pública no Brasil, são ofertados ácido fólico e ferro. A suplementação materna polivitamínica, com outros nutrientes além do ferro e folato, como vitaminas D, A, E, C, zinco, magnésio e outros, é importante. A problemática nutricional materna pública engloba fatores socioeconômicos, bem como falhas na assistência. A divergência com a atenção privada, prevalente em países desenvolvidos, é notória ao observar a mortalidade materna. Nos países periféricos a morte materna é 50 a 100 vezes maior que nos centrais. Nesses, mais de 90% das gestantes recebem suplementação polivitamínica.

 

Palavras-Chave: nutrição materna; saúde materno-infantil; suplementos nutricionais; política de saúde; cuidado pré-natal.

Biografia do Autor

Priscila Coelho Rabelo Machado, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam)

Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), Vitória, ES, Brasil. E-mail: priscilarabelomachado@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0009-0005-6637-9409.

Fabiana Rosa Neves Smiderle, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam)

Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), Vitória, ES, Brasil. E-mail: fabiana.neves@emescam.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5624-6673.

Downloads

Publicado

05-09-2023

Como Citar

Machado, P. C. R., & Smiderle, F. R. N. (2023). Promoção da adequada nutrição materna no serviço público-privado: a importância da suplementação. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 21(53). https://doi.org/10.12957/rep.2023.78948

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier