La mixtura metodológica como superación de viejas prácticas en la investigación social
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2023.76092Resumo
En el artículo se presentan dos vías metodológicas de superación de la dicotomía entre el enfoque cuantitativo y el enfoque cualitativo. Por un lado, se presenta y explica en qué consiste la lógica abductiva de investigación, que incorpora características del razonamiento deductivo y del inductivo, sin ser su suma, lo cual le confiere unas características específicas. Por otro lado, se propone desarrollar con todas sus consecuencias el enfoque de los métodos mixtos, que en su aplicación más habitual y ortodoxa se ha quedado a medio camino en relación con su promesa de superación de la escisión entre los métodos cuantitativos y cualitativos. Este desarrollo encaja con denominaciones como “investigación mixta” o “investigación mediante la fusión de métodos”. Tanto una vía como otra ofrecen sendas que permiten superar viejas prácticas ancladas en la oposición cuantitativa-cualitativa, a la que a menudo se otorga un carácter paradigmático.
Palabras clave: diseño de investigación; abducción; métodos mixtos; paradigmas de investigación; investigación mixta.
Resumo – O artigo apresenta dois caminhos metodológicos para superar a dicotomia entre a abordagem quantitativa e a abordagem qualitativa. Por um lado, apresenta-se e explica-se em que consiste a lógica da investigação abdutiva, que incorpora características do raciocínio dedutivo e indutivo, sem ser a sua soma, o que lhe confere características específicas. Por outro lado, propõe-se desenvolver a abordagem de métodos mistos com todas as suas consequências, que em sua aplicação mais comum e ortodoxa ficou a meio caminho em relação à sua promessa de superar a divisão entre métodos quantitativos e qualitativos. Esse desenvolvimento se enquadra em denominações como “pesquisa mista” ou “pesquisa pela fusão de métodos”. Tanto uma quanto a outra oferecem caminhos que permitem a superação de velhas práticas ancoradas na oposição quantitativo-qualitativa, muitas vezes dotada de caráter paradigmático.
Palavras-Chave: projeto de pesquisa; abdução; métodos mistos; paradigmas de pesquisa; pesquisa mista.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Em Pauta, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Em Pauta: Teoria Social e Realidade Contemporânea está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Em Pauta está cadastrada no Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (DIADORIM), com selo Verde.