Questão racial e formação profissional em serviço social na era neoliberal: desafios internos e externos à categoria
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2023.76089Resumo
O presente artigo tem como objetivo principal apontar novos rumos para formação profissional que possibilite o debate racial em todos os espaços assumidos pela categoria: atuação direta nas políticas sociais e nas instâncias organizativas da profissão, bem como no meio acadêmico por meio da pesquisa, ensino e extensão. A revisão literária que sustentou as discussões ora traçadas aponta para a urgência da incorporação do debate racial no âmbito do Serviço Social de forma mais profunda e permanente. Esse desafio se integra ao desafio maior, o de defender a hegemonia do atual projeto ético-político profissional baseado na teoria crítica, e também na necessidade histórica da construção de resistências sociais organizadas que apontem para a superação da sociedade de classes e da discriminação racial. Conclui-se, portanto, a partir do entendimento da imprescindibilidade do debate racial para a apreensão da totalidade histórica da realidade brasileira, a necessária incorporação de conteúdos e discussões que remetam a problemática do racismo, contribuindo, dessa forma, com a construção de uma formação profissional antirracista e verdadeiramente comprometida com a transformação social.
Palavras-chave: Projeto Ético-Político; formação profissional; questão racial, racismo.
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