Gestão e serviço social: desafios para a formação profissional
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2023.76088Resumo
O artigo traz reflexões sobre a gestão na formação profissional do/a assistente social, a partir das Diretrizes Curriculares da ABEPSS de 1996. As considerações apresentadas são resultado de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A motivação para o estudo partiu do pressuposto de que muitos profissionais apresentam resistência em reconhecer a gestão no âmbito do trabalho profissional e, isto se deve à compreensão sobre a gestão apreendidos no processo de formação profissional. Essa investigação conseguiu abordar os determinantes dessa problemática, apontando argumentos a partir da realidade concreta de discentes e docentes, participantes da pesquisa. As análises permitiram entender que para garantir a apreensão da gestão no trabalho do/a assistente social, os conteúdos da disciplina precisam abordar as diferentes perspectivas de gestão, permitindo a construção de mediações que possibilitem apropriar-se da gestão na perspectiva democrática e emancipadora, condizente com os princípios expressos no Projeto Ético- Político do Serviço Social.
Palavras chave: Gestão; Serviço Social; Formação Profissional; Gestão democrática e emancipadora.
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