A dimensão investigativa na formação em Serviço Social a partir das Diretrizes Curriculares de 1996
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2023.76086Resumo
O presente artigo tem por objetivo apreender a dimensão investigativa na formação acadêmico- profissional de assistentes sociais a partir da lógica curricular proposta pelas Diretrizes Curriculares da ABEPSS de 1996. Defende-se a tese de que esta lógica, ancorada no método materialista histórico-dialético, tem na dimensão investigativa uma condição intrínseca na junção entre formação e realidade social. Cabe destacar que as reflexões e análises aqui desenvolvidas são resultado de revisão teórico-bibliográfica de autores do Serviço Social, que discutem a temática em questão aportados na teoria social marxista. Os resultados apontam que captar o lugar que a investigação ocupa na formação é apreender os fundamentos do Serviço Social como unidade, sabendo que cada componente curricular, a partir de suas particularidades na totalidade dos conteúdos, deve pensar em como formar esse perfil investigativo na direção social do projeto profissional.
Palavras-chave: Fundamentos do Serviço Social; Diretrizes Curriculares da ABEPSS; Dimensão Investigativa
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