Estágio Curricular Obrigatório em Serviço Social e Processo Formativo: Rebatimentos na Atualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2023.75945

Resumo

O estágio supervisionado em Serviço Social é considerado um processo fundamental para propiciar uma ação crítica e reflexiva, articulada através das dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa. No entanto, ainda que se apresente como algo revelador e proveitoso, concomitantemente o processo de estágio é desafiador, à medida que suas peculiaridades se evidenciam aos atores envolvidos. Por esse ângulo, este artigo busca identificar em que condição está sendo realizado o estágio curricular no curso de Serviço Social, de que maneira os docentes e supervisores de campo avaliam esse componente, e por fim, como os discentes estão vivenciando o processo de estágio. Para responder ao objetivo apontado, foi realizado estudo sobre a temática em produções de periódicos de Serviço Social, online, no período de 2015 a 2020.

 

Palavras-chave: estágio curricular obrigatório; formação profissional; projeto ético-político.

Biografia do Autor

Gilcélia Batista de Góis, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN, Brasil. E-mail: gilceliagois@uern.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6535-6089.

Esther Emanuelle Alves Feitosa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN, Brasil. E-mail: estheremanuelle@alu.uern.br. ORCID: https://orcid.org/0009-0004-1738-1193.

Maria do Perpétuo Socorro Rocha Sousa Severino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN, Brasil. E-mail: socorroseverino@uern.br. ORCID:

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Publicado

31-05-2023

Como Citar

de Góis, G. B., Feitosa, E. E. A., & Severino, M. do P. S. R. S. (2023). Estágio Curricular Obrigatório em Serviço Social e Processo Formativo: Rebatimentos na Atualidade. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 21(52). https://doi.org/10.12957/rep.2023.75945

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier