Da incidência marxista na formação profissional e produção acadêmica em serviço social: notas introdutórias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2023.75917

Resumo

Este ensaio apresenta reflexões analíticas sobre a influência do pensamento marxista no Serviço Social brasileiro, na particularidade da formação e produção científica desde os anos 1990. Adotou-se a pesquisa bibliográfica, tomando-se como referência livros de Serviço Social e artigos em periódicos (A1) mais influentes que abordaram a interface das categorias “marxismo”, “formação profissional”, “produção acadêmica”, “Serviço Social”. Tomou-se a concepção crítico-dialética do processo histórico da profissão e seus determinantes como referência. Em face aos dados obtidos e às experiências pessoalmente testemunhadas e protagonizadas, conclui-se sobre a decisiva influência nas formas de concepção, organização e direção teórico-metodológica, ético-política e prática da formação de assistentes sociais, especialmente a partir da década de 1990, como também no redirecionamento crítico da produção científica, notadamente nos programas de pós-graduação. Identificam-se também claras ameaças a este patrimônio crítico, seja com o aligeiramento privatista/não presencial crescente na formação profissional, seja pela ascensão do conservadorismo e do pós-modernismo.

 

Palavras-Chave: marxismo; Serviço Social; formação profissional; produção acadêmica.

Biografia do Autor

Reinaldo Nobre Pontes, Universidade Federal do Pará - UFPA

Universidade Federal do Pará, Belém, PR, Brasil. E-mail: rnobrepontes@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1371-450X.

Downloads

Publicado

31-05-2023

Como Citar

Pontes, R. N. (2023). Da incidência marxista na formação profissional e produção acadêmica em serviço social: notas introdutórias. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 21(52). https://doi.org/10.12957/rep.2023.75917

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier